quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Rio de Janeiro - RJ - Trilhas 2


  • Morro dois irmãos

Entre o Leblon e São Conrado, com acesso pela mítica Favela do Vidigal.



   Um pouco da parte histórica: O Morro Dois Irmãos possui aproximadamente 533 metros de altitude. Antigamente, as terras do seu entorno eram usadas como pastos e lavouras, e em seguida foram transformadas em canaviais até o século XIX. Só em 1930 que começou a ocupação urbana da área, onde nasceu o Alto Leblon e o Vidigal. No seu ponto mais alto, a vista é 360°, ou seja podemos ver toda a Zona Sul, praia de São Conrado e Pedra da Gávea. 


   O nome Dois Irmãos foi dado devido a sua formação rochosa que se divide em duas, formando o Irmão Maior e o Irmão Menor. A trilha acontece no Irmão Maior, como mostra a foto a seguir:



   Não é uma trilha longa, considerada leve para moderada, são apenas 1.6 km que podem ser completados em 1 hora e meia aproximadamente. O acesso para a trilha começa no Morro do Vidigal, o mesmo encontra-se pacificado com UPP instalada, o que facilitou muito o acesso a trilha. 



   Para chegar ao Vidigal, onde irá começar a subida à comunidade, basta pegar um transporte que passe pela Avenida Niemeyer e descer neste ponto de ônibus:



   A partir desse ponto você pode escolher se vai a pé até o ponto mais alto da comunidade ou se pegará algum transporte como mototáxi ou kombi para chegar até o início da trilha de fato. Recomendo pegar um transporte, pois te deixam na entrada da trilha, que é atrás de um campo de futebol.
 


   A trilha é bem tranquila no início com um mata fechadinha, mas não se engane, pois encontrará subidas íngremes mais a frente, por isso vá com bastante calma no início para polpar fôlego.

   Continue andando e você chegará ao primeiro mirante. Dele você já tem um gostinho do que te espera no topo do Irmão Maior. Você verá a praia de São Conrado e a Pedra da Gávea. Seguindo adiante você encontrará algumas bifurcações, fique sempre à esquerda e tudo ficará certo!

   Após esse primeiro mirante a trilha vai ficar bem aberta e você ficará muito exposto ao sol, portanto não esqueça de levar filtro solar. Em compensação, ela fica menos íngreme e você vai conseguir chegar ao topo com tranquilamente. Você ainda passará por outros mirantes e ficará bem exposto ao mar podendo ver as Ilhas Cagarras.




   Enfim você avistará uma bandeira listrada de preto e branco junto a um totem que, ai sim , terá certeza que chegou ao topo podendo desfrutar de uma belíssima e privilegiada vista da Cidade Maravilhosa. Aproveite para descansar, se hidratar, comer alguma coisa e o principal, curtir a energia positiva que a natureza te trás.
     




   A descida não tem mistério, é ainda mais fácil, mas guarde água, pois não se esqueça que também terá desgaste físico, hidratar é muito importante. Poderá descer a pé ou transporte como na subida. Além disso, sugiro depois parar na praia do Leblon e dar um mergulho, tomar uma água de coco e aproveitar mais um pouco as maravilhas que o Rio pode te proporcionar.






BEIJINHOS E BOA TRILHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário