sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Rio de Janeiro - RJ - Trilhas 1




   Como todos sabem, o Rio de Janeiro não é conhecido apenas pelos seus pontos turísticos, como museus, teatros, lugares históricos, mas também pela beleza natural. O relevo da cidade é composto de maciços litorâneos (formações rochosas, ao longo da costa, como, por exemplo, o Corcovado). Com isso, existem inúmeras trilhas que proporcionam vistas privilegiadas da Cidade Maravilhosa. 

   Por amar a natureza e morar no Rio desde os 7 anos de idade, já fiz algumas trilhas, desde trilhas leves a difíceis. Hoje vou mostrar um pouco da beleza das trilhas e contar como foi a minha experiência. Por tanto, irei falar apenas das trilhas que já fiz, porém não vai caber em um post só, irei colocar uma trilha em cada post pra não ficar massante. Depois em outro post coloco outras trilhas que não fui e até mesmo como ir com guias e tudo mais. 

  • Parque Natural Municipal da Catacumba
Avenida Epitácio Pessoa, 3000 | Lagoa Rodrigo de Freita | Parque da Catacumba.

Aberto de 3ª a domingo de 9h30min às 16h30min (horário normal) e de 9h30min às 17h30min (horário de verão).



   Contando um pouquinho da parte histórica do Parque: O parque é chamado de catacumba em virtude de um cemitério indígena que teria existido ali, mas do qual nunca se encontrou vestígio. 
  Na década de 70, o Parque da Catacumba era uma favela, hoje é resultado da execução de projetos que transformaram o parque em uma unidade de conservação ambiental. Foi feito o reflorestamento, com a predominância de espécies encontradas na mata atlântica. Em consequência, surgiu a fauna local, formada em sua maior parte por pássaros e saguis. 
   Criou-se então, um espaço suntuoso e agradável, formado por alamedas, praças e jardins, com muitas árvores, e uma exposição ao ar livre de esculturas de artistas famosos. Na parte baixa, que nos anos 80 serviu de palco para shows memoráveis, há mais de 30 esculturas.





   Uma trilha leva ao ponto mais alto do parque, onde estão os mirantes Sacopã e Pedra do Urubu que permitem apreciar uma bela vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, Corcovado, Pedra da Gávea... 
 



   
   A entrada é gratuita, mas recomendo ir sempre com algum dinheiro no bolso. Isso porque em meio ao verde existe uma empresa que oferece arvorismo, pare de escalada, rapel e tirolesa (http://lagoaaventuras.com.br/). Além disso, é permitido fazer piquenique, porém é necessário agendar com a direção do parque e seguir recomendações como: não deixar lixo ou qualquer resíduo na mata. 



   A trilha é super tranquila, em média 30 minutos e é uma ótima sugestão para quem está com pouca grana. Sugiro ir cedo e depois passear na Lagoa, pode andar de pedalinho, bicicleta ou apenas caminhar e aproveitar a paisagem.

BEIJINHOS E BOA TRILHA!!
...

2 comentários:

  1. EEEE amigaa! Adoreii a iniciativa de fazer o blog!! sempre muito bom compartilhar experiências tão gostosas!! E sei como blogs como esse ajudam muito na hora de programar uma viagem!! Tá lindo!! e que venham mais aventuras!! beeijoss

    ResponderExcluir